sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Sótão de curiosidades charuteiras

»Em 1586, o Rei Filipe II de Espanha ordenou que as folhas de tabaco fossem queimadas por serem prejudiciais ao corpo e ao espírito e por contrariarem regras da cristandade, impostas pela igreja e controladas pela Inquisição.

» No início do século XVII, o tabaco era fumado apenas em cachimbo nas colónias americanas. O charuto propriamente dito só apareceu em 1762, quando o general Israel Putnam trouxe os primeiros charutos de Cuba e sementes da planta para os Estados Unidos.

» Em meados do séc. XVIII, em especial em França e Inglaterra, o hábito de fumar charutos espalhou-se entre os cavalheiros de tal modo que, nos comboios, existiam carruagens próprias para degustar charutos.

» Na altura da guerra civil americana (1861-1865), o hábito de fumar charuto divulgou-se imenso em todo o país. Depois das reduções de impostos na década de 1870, os charutos começaram a encontrar-se com mais facilidade e a produção doméstica aumentou. Em finais do séc. XIX e de modo análogo ao que se passou na Europa , o charuto tornou-se símbolo de estatuto superior.
» No séc. XIX, em França, surgiu a necessidade de uma roupa própria para protecção do odor do fumo dos charutos. Criou-se então o “Smoking Jacket ou jaqueta de fumar com a aparência de um “robe de chambre”, normalmente feito de veludo, caxemira ou seda, de cores brilhantes e ornamentado com grandes botões. As lapelas eram largas, combinando com uma faixa do mesmo tecido em volta das mangas. Uma camisa social branca era usada por baixo, sempre com uma gravata borboleta ou “écharpe”. A calça era sempre preta, azul-marinho ou cinza-escura com sapatos de amarrar ou enfiar, pretos, ou chinelos persas de seda.


Em 1845, Don Jaime Partagas deu o seu nome a uma nova marca de Havanos. Era um homem apaixonado pela beleza feminina. Dono de vegas em Vuelta Abajo, visitava frequentemente as suas plantações, não só com o fim de seguir os progressos, mas também na tentativa de desfrutar de alguns romances. Amores, ciúmes e vingança estão relacionados com o assassinato de Don Jaime, encontrado morto numa manhã, envolto em misteriosas circunstâncias, numa das suas vegas.

» Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o lucro dos postais vendido pela Cruz Vermelha permitia que fossem mandados charutos aos soldados em combate.

» O fumador de charutos mais conhecido foi Winston Churchill (1874-1965), de quem se diz ter fumado 250000 charutos. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), por ocasião dos ataques aéreos a Londres pelos alemães, o fornecedor de charutos Alfred Dunhill, através do seu gerente, telefonou a Churchill para lhe garantir que os seus charutos não tinham sido atingidos.

»“Os deuses inventaram o charuto para desfrutar do prazer especial do sabor do tabaco. De cada vez que se vislumbra um relâmpago e soa um trovão, os deuses estão a fazer fogo para acender um charuto”. In Civilização Maia (México)
» O maior charuto do mundo foi fabricado pela indústria tabaqueira Pedro Capote (Espanha); exibido na feira Oficial e Internacional de Amostras de Barcelona, pesava cento e um quilogramas e media três metros e vinte centímetros.

Sem comentários:

Enviar um comentário