quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Fragmentos da história da indústria de charutos

As características do solo e o microclima terão contribuído para que a ilha de Cuba ocupasse o primeiro lugar no podium dos fabricantes de charutos, desde o século XIX. Todavia, dois momentos históricos na ilha são os responsáveis pelo desenvolvimento da indústria tabaqueira, em especial a produção de charutos, noutros países da América Central. Caso da República Dominicana, Honduras, Nicarágua e Jamaica e também Estados Unidos e Brasil.

Refiro-me ao fim da colonização espanhola, em 1898, e à revolução de Fidel Castro, em 1959, esta ultima com a nacionalização das fábricas de tabaco.

Dessa rotura social, resultou a emigração de famílias de charuteiros cubanos e a consequente instalação de fábricas nesses países.

A República Dominicana possui um clima quente favorável ao cultivo de tabaco para charutos. A maioria das fábricas encontra-se em Santiago e no vale do Cibao. Estas plantações estão referenciadas desde o início do século XVII, mas é a partir dos anos sessenta do século XX que se dá o “boom” de charutos de grande qualidade.

Refira-se as marcas actualmente produzidas na ilha: A. Fuente, Macanudo, La Aurora. Ashton, Avo, Davidoff, La Glória Cubana, Cuesta Rey.

Na Nicarágua, a maior parte da população trabalha na agricultura que inclui a cultura do tabaco. São quatro as regiões privilegiadas para a cultura do fumo: Jalapa, Esteli, Condega e Ometempe. Entre os melhores charutos estão os Tatuaje, Don Pepin, Oliva, Padron e Perdomo.

A República das Honduras caracteriza-se por ser uma região pantanosa de clima tropical. As plantações de tabaco e o fabrico de charutos têm-se tornado muito importantes, especialmente a partir de 1960, com a chegada de emigrantes cubanos. De notar que algumas marcas de charutos hondurenhos têm nomes iguais as marcas cubanas: El Rey del Mundo, Hoyo de Monterrey e Punch. Uma gama de charutos feitos à mão inclui as marcas como Don Tomás, Don Ramos, Escalibur, Zino, Bances e CAO.

A Jamaica é um país montanhoso com clima tropical marítimo. O fabrico de charutos na ilha vem desde o século XIX, altura em que emigrantes cubanos aportaram à ilha e instalaram fabricas em Kingston. As marcas de charutos mais conhecidas são Os Macanudo, Temple Hall e Royal Jamaica.

Sem comentários:

Enviar um comentário