domingo, 26 de julho de 2009

Como tudo começou

O tabaco ou cohiva, segundo a denominação indígena é uma planta de pouco mais ou menos um metro de altura, de grandes folhas em forma de lança e flores vermelho-púrpura
Esta planta, que tanta reputação tem dado a Cuba, foi descoberta por Rodrigo de Jerez e Luís Torres, em 31 de Outubro de 1492, quando regressavam da entrega de uns presentes, enviados por Cristóvão Colombo, da parte dos seus soberanos, ao cacique de uma povoação chamada pelos indígenas de “Caonao”.
Os indígenas de Cuba saboreavam estas folhas enroladas, muito antes da chegada de Cristóvão Colombo. Também as empregavam como cataplasmas curativas e os sacerdotes da ilha aspiravam o fumo do tabaco a fim de prognosticar o êxito ou o fracasso das guerras. Os espanhóis, logo que chegaram à ilha, fomentaram o cultivo da planta, regulamentado pela Lei de Outubro de 1611.
Sobre a origem da palavra tabaco tem havido diversas interpretações. Para uns, a palavra deriva do nome da ilha de Tabago, para outros, da região mexicana de Tabasco.
Estudos mais profundos demonstram que a palavra provém do instrumento que os naturais empregavam para queimar a erva e que, por desconhecimento da língua nativa, os espanhóis transferiram o termo para a planta. Mais tarde, Pedro Alvares Cabral encontraria no Brasil a mesma planta, a que os nativos chamavam “patúm ou “petúm”.
O tabaco, ou as folhas da planta Nicotiana Tabacum, veio da península se Iucatão, no México, para a Europa em 1558, trazida pelos primeiros exploradores do Novo Mundo e popularizada em França por Jean Nicot (1530-1600), na altura representante do rei de França em Portugal. As primeiras plantas de tabaco foram introduzidas em Inglaterra em 1570 por Sir Walter Raleigh. Os primeiros fumadores de tabaco, incluindo o próprio Sir Walter, usavam cachimbo, e este hábito manteve-se na Europa durante mais um século.
Os charutos, que tiveram a sua origem na colónia espanhola de Cuba, divulgaram-se em Espanha no princípio do século XVIII. Charutos de tabaco importado de Cuba começaram a ser fabricados na cidade espanhola de Sevilha a partir de 1717.

Sem comentários:

Enviar um comentário