quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Pio X

A temática religiosa também é apanágio da vitolfilia. Diversas fábricas de charutos abordaram o tema, reproduzindo imagens dos Papas, dos Santos, da arte e dos trajos, os escudos pontifícios, catedrais, abadias e conventos. 

Pio X, de seu nome de batismo Giuseppe Melchiorre Sarto (1835-1914), foi o 257º Papa. Era o segundo de dez filhos de uma família rural da província de Treviso (Itália), tendo nascido na pequena aldeia de Riese. Ordenado em 1858, estudou direito canónico e a obra de São Tomás de Aquino. O seu pontificado decorreu desde 1903 até à sua morte, em 1914.

Pio X introduziu grandes reformas na liturgia e codificou a Doutrina da Igreja Católica. Promoveu o estudo do canto gregoriano e do catecismo. Ficou conhecido como o “Papa da Eucaristia” e foi o primeiro Papa a ser canonizado (1954), desde Pio V.

O primeiro Papa da Igreja Católica foi Simão Pedro, um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Nascido a 10 a.C., exerceu o seu pontificado entre os anos 30 e 67 do século I, assumindo a função de líder do Cristianismo logo após a morte de Jesus. Perseguido pelos romanos, que na época adoravam vários deuses, foi cruxificado e sepultado nos arredores de Roma.

Sem comentários:

Enviar um comentário