sábado, 18 de fevereiro de 2012

Rómulo e Remo

A temática mitológica tem sido tratada pelas fábricas tabaqueiras através dos retratos de deuses e deusas A título de exemplo, aqui fica um pouco da história dos irmãos gémeos, Rómulo e Remo, figuras mitológicas, filhos de Marte (deus da guerra) e da vestal Reia Sílvia, esta descendente de Eneias, um dos heróis de Tróia. Segundo a lenda romana, Amúlio, tio da mãe, tê-los-á lançado ao rio Tibre, dentro de um cesto. Depositados pelas águas junto do Monte Palatino, foram alimentados por uma loba, enviada por Marte, e depois encontrados pelo pastor Fáustulo que os confia aos cuidados de sua esposa, Aca Larência.



Mais tarde, conhecida a sua origem, fundaram a cidade de Roma em 753 a.C., no lugar onde tinham sido depositados. Remo, ao criticar que as muralhas da cidade eram pouco seguras, entra em conflito com Rómulo que, ao sentir-se ofendido, o assassina. Rómulo torna-se o fundador e o primeiro rei de Roma, reinou trinta anos, mas veio a desaparecer durante uma tempestade. Segundo a lenda, tornou-se um deus sob o nome de Quirinus.

Muitas personagens da mitologia, romanas e gregas, estão representadas nas diversas vitolas, nomeadamente Nero, César, Cláudio, Pompeu, Marco António, Máximos, Cleópatra, Vénus, Ceres, Minerva, Atenas, Hera, entre outras.



Sem comentários:

Enviar um comentário