terça-feira, 26 de julho de 2016

IN MEMORIAM

Na segunda metade do século XX, as fábricas de charutos espanholas, belgas, holandesas e alemãs produziram muitas séries de cintas de charutos (vitolas) para identificarem os seus charutos. A temática, diversificada, abordava figuras e factos da história mundial, a fauna e a flora, o desporto, os transportes, a pintura e a escultura, as paisagens e as bandeiras, entre outros.  

A marca holandesa Washington desenvolveu aspetos da história dos Estados Unidos da América em diversas series, com um número variável de cintas por serie, em vários formatos. A pequena série de três cintas em quatro cores, IN MEMORIAM, reproduz os retratos de J.F. Kennedy, Martin Luther King  e Robert Kennedy, personagens americanas assassinadas na década de sessenta do século XX.

John Fitzgerald Kennedy (1917-1963) – Foi o 35º Presidente dos Estados Unidos (1961-1963) e é considerado uma das personagens relevante do século XX. Eleito em 1960, tornou-se o segundo mais jovem presidente depois de Theodore Roosevelt. Morreu assassinado a 22 de novembro de 1963 em Dallas (Texas). O ex-fusileiro naval Lee Harvey Oswald foi preso e acusado do assassinato, mas foi morto por Jack Ruby e por isso não foi julgado.

Martin Luther King Jr. (1929-1968). Foi um pastor protestante e ativista político. Tornou-se num dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos com uma campanha de não-violência e de amor ao próximo. Os seus esforços levaram-no à Marcha sobre Washington em 1963, onde fez o seu discurso “I have a dream”. Foi assassinado em Memphis em abril de 1968 por James Earl Rey.


Robert Francis Kennedy (1925-1968). Um dos irmãos mais novos de John Kennedy. Foi Procurador-geral e Senador dos Estados Unidos, tendo sido um dos primeiros a combater a Máfia. À data do seu assassinato, em 5 de junho de 1968, comemorava os resultados das eleições dos democratas, no Ambassador Hotel de los Angeles.          


Sem comentários:

Enviar um comentário